terça-feira, fevereiro 17, 2009

José Sócrates reeleito Secretário-Geral do PS

Os militantes do Partido Socialista reelegeram José Sócrates para Secretário-Geral do PS, nas eleições que decorreram entre sexta-feira e ontem.

José Sócrates foi eleito com 96,43% dos votos, tendo-se registado 2,79% de votos em branco e 0,76% nulos.

Na eleição para delegados ao XVI Congresso Nacional do PS, a moção de José Sócrates, “PS: A Força da Mudança”, obteve 1700 delegados, a de Fonseca Ferreira, “Mudar para Mudar”, obteve 21, e a de António Brotas, “Democracia e Socialismo”, elegeu um delegado.

Estes resultados correspondem ao apuramento de 711 das 718 secções de voto ficando oito delegados por atribuir de um total de 1730.

Estão ainda por apurar as secções de Chateauxbriand (França), Suíça e Winnipeg (Canadá). A votação não se realizou em Dortmund (Alemanha) e Belo Horizonte (Brasil).

As eleições serão repetidas nas secções de Pampilhosa da Serra e Vila Nova de Poiares, ambas na Federação do PS/Coimbra.

A repetição do acto eleitoral terá lugar a 20 de Fevereiro, à mesma hora, no mesmo local.

Fonte: PS

domingo, fevereiro 15, 2009

Estudo do PSD diz que PS mantém maioria absoluta em Almeirim

Se o vereador Francisco Maurício, eleito pelo PS mas incompatibilizado com o presidente da Câmara de Almeirim, encabeçasse uma lista às próximas autárquicas não conseguiria tirar a maioria absoluta ao socialista Sousa Gomes. A conclusão resulta de um estudo de opinião do PSD feito recentemente em Almeirim para avaliar a influência que o vereador teria nas eleições autárquicas deste ano no concelho e se a guerra política que tem mantido com o presidente socialista poderia resultar em mais valias para os sociais-democratas.

Segundo fonte do PSD, verificou-se que se as eleições fossem agora Francisco Maurício obteria menos votos que o actual vereador do PSD na câmara, Pedro Pisco dos Santos, que ficaria atrás da verea-

dora Manuela Cunha, da CDU. Segundo o mesmo responsável, o estudo permite tirar a conclusão que a acção do vereador, que chegou a ser vice-presidente da câmara e que actualmente se assume como independente, tem tido um efeito de desgaste no PS “muito residual”.

O estudo conclui que Francisco Maurício iria “roubar” votos ao PS, à CDU e ao PSD, mas em números muito pequenos, o que traduz que poderá ter influência apenas em alguns descontentes com os seus partidos. No caso de Francisco Maurício encabeçar uma lista do PSD, o resultado do partido em Almeirim não seria muito melhor que se o cabeça de lista for o actual vereador Pedro Pisco.

Francisco Maurício e Sousa Gomes incompatibilizaram-se há mais de dois anos. Maurício pediu a demissão dos pelouros que tinha na autarquia mas continuou como vereador. O PS retirou-lhe a confiança política e sugeriu que se devia demitir das suas funções. Justificava que este tenta bloquear todas as deliberações propostas em reunião de câmara, votando contra.

Maurício está ainda envolvido num processo com a chefe de gabinete de Sousa Gomes por causa de um concurso para três chefes de secção do município. Rosa Nascimento concorreu e ficou em último lugar. Fez um recurso da decisão que deu origem a uma acta do júri do concurso, cujo presidente era Francisco Maurício, que a apelidou de arrogante além de outras considerações pouco abonatórias. Rosa Nascimento apresentou queixa por difamação e o caso vai começar a ser julgado em Fevereiro.

Fonte: O Mirante

Participe no Acto eleitoral que decorre Sábado dia 14 de Fevereiro de Tarde na secção do PS de Almeirim

Militantes socialistas vão a votos sexta-feira e sábado
12-Fev-2009

Militantes socialistas votam sexta-feira e sábado para eleger o Secretário-Geral do Partido, a Presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas e 1729 delegados para o XVI Congresso do PS, que tem lugar de 27 de Fevereiro a 1 de Março, em Espinho.

Estes delegados são eleitos com base nas três moções de orientação política global em disputa para os próximos dois anos, encabeçadas por José Sócrates, António Fonseca Ferreira e António Brotas. Vão ainda votar em moções sectoriais, cujo prazo de entrega termina no próximo dia 23.

Fonte: PS

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Assunto de Estado

Tenho para mim a convicção que foi lançada contra o Primeiro-Ministro uma abjecta campanha difamatória a soldo de interesses políticos e económicos, alguns deles antagónicos entre si.

Esta convicção não releva a necessidade e o interesse, aliás já manifestado por José Sócrates, em que a justiça esclareça todas as dúvidas sobre o processo em questão. Num estado de direito ninguém está acima da lei.

Mas o que temos assistido é a um processo de execução sumária do chefe do governo responsável pela implementação de reformas estruturantes que mexem com interesses corporativos há décadas instalados e com poderosos “lobbies”.

Tem razão o PR quando afirma estarmos perante um assunto de Estado. A menos que se pretenda a própria destruição do Estado, órgãos de soberania e suas instituições é que se poderá aceitar o modo “científico” como se vem promovendo criteriosamente a deliberada violação do segredo de justiça a par da desenfreada onda, insinuantemente difamatória, de mentiras, “meias verdades”e suposições sobre a vida de Sócrates.

É um assunto de Estado que a justiça tenha condições de independência do poder político e que funcione isenta de pressões da condenação do tribunal popular e mediático, mas é igualmente um assunto de qualquer Estado democrático não participar no enxovalho público do seu Primeiro-Ministro.

Por isso aplaudo o discernimento de Cavaco e Silva em recusar-se a alimentar o circo montado. Em nome da salvaguarda do Estado e das suas instituições.

Miguel Coelho
Fonte: PS Concelhia de Lisboa

Este ano de 2009, não será o melhor ano da História da Humanidade, porém ele trás possibilidades inauditas de mudança para um novo paradigma de organização das autarquias, das nações e das pessoas.

A minha esperança radica na minha vontade em ver as pessoas felizes e nas leituras que faço nessa perspectiva.

Colaboro à minha maneira com algumas organizações sem fins lucrativos para que também o meu sonho se torne realidade. Quanto mais pessoas o fizerem melhor. É esta a minha postura com total isenção e liberdade.

"Tenho pena da realidade actual, a Politica está a tornar-se numa campanha diabólica de Difamação, tanto a nivel regional como a nivel nacional.

Tenho pena dessa realidade, porque poderiam utilizar a mente para mostrar ideias e tentar encontrar formas de união para combater a crise, em vez de difamações e processos em tribunal que pouco dignifica a politica e muito prejuízo dá á Autarquia, neste caso especifico se falar-mos de Almeirim "

De uma coisa eu tenho a certeza, juntos somos capazes de encontrar soluções.

Fui militar durante 5 anos e em todas as estratégias nunca me apercebi que algum general ou comandante tivesse ganho batalhas com a moral das tropas em baixo. É em momentos de crise e de perigos vários que mais tem que se destacar os valores e as oportunidades.

Vamos ser optimistas, trabalhar, encontrar ideias e mete-las em prática e deixar andar quem nada faz e que, só fala por falar.

Colocado por João Silva

Site Meter