domingo, julho 19, 2009

Partido Socialista perde um dos seus militantes históricos

Hermínio da Palma Inácio, revolucionário português contra o Estado Novo e militante histórico do Partido Socialista, faleceu hoje em Lisboa, vítima de doença prolongada.

Nascido na vila de Ferragudo, em 1922, numa família de ferroviários, passou a juventude em Tunes, concelho de Silves. Politicamente activo desde muito novo, a sua figura de revolucionário inspirou o grupo de operacionais que viria a formar a LUAR, formação de cariz revolucionário que lutou contra o anterior regime até ao 25 de Abril.



O presidente do partido, Almeida Santos, considerou hoje que Palma Inácio foi um “resistente antifascista profundamente humano” e que a seguir ao 25 de Abril viveu em “exemplar modéstia”, nunca procurando qualquer cargo político.



“Tive sempre uma grande admiração por Palma Inácio, como resistente à ditadura que nunca recuou perante assumir sacrifícios pessoais em defesa dos seus ideais, e fê-lo sempre com generosidade de espírito invulgar”, declarou Almeida Santos, que acrescentou “mesmo quando os seus actos de rebelião se traduziram numa excepcional coragem, Palma Inácio nunca procurou glorificação pessoal”.



Almeida Santos considerou que Palma Inácio foi, “em certo sentido, um dos heróis da luta contra a ditadura e a opressão”. “Morreu hoje um homem bom, generoso, extremamente corajoso e um exemplar patriótica. Eu perco um amigo e o país perde um dos artífices da sua liberdade”, acrescentou o presidente do PS.



O corpo de Palma Inácio estará hoje em câmara ardente na sede do Partido Socialista, no Largo do Rato, a partir das 19:30, de onde sai amanhã, às 17h45, para o Cemitério do Alto de S. João, onde será cremado às 19h00.

Fonte: PS

Site Meter