PS reconquista Benfica do Ribatejo e mantém maioria absoluta na Câmara de Almeirim
O Movimento Independente pelo Concelho de Almeirim – Mica, não criou moça nos socialistas que asseguraram a maioria absoluta na câmara municipal e na assembleia municipal. Apesar de o Mica ter passado para segunda força mais votada, o que lhe permitiu eleger Francisco Maurício, que nas eleições de 2005 concorreu nas listas do PS mas que se incompatibilizou com o presidente reeleito Sousa Gomes.
O grande derrotado nestas eleições foi O PSD que perdeu o único vereador que tinha no executivo. Assim o PS conquistou cinco lugares e os restantes dois são do MICA e da CDU.
O PS ficou também com maioria absoluta na assembleia municipal, elegendo 12 elementos. O MICA elegeu quatro e a CDU elegeu três, quando em 2005 tinha conquistado seis lugares. O PSD perdeu um elemento na assembleia, passado de três para dois. E o CDS/PP perdeu o deputado municipal que tinha sido eleito pela primeira em 2005.
O PS reconquistou também a freguesia de Benfica do Ribatejo que tinha perdido nas eleições de 2005 para a CDU. O PS obteve agora 862 votos e a CDU 441 votos. O cabeça de lista socialista, Alfredo Trindade, não esteve nas comemorações da vitória porque se encontra hospitalizado.
O reeleito presidente da câmara, Sousa Gomes, em frente da sede de campanha agradeceu às pessoas que votaram no PS e sublinhou que esta vitória tem responsabilidades porque as pessoas confiaram na gestão socialista, sublinhando que estava confiante na vitória e que não estava preocupado com o movimento independente. Já Francisco Maurício, que encabeçou a candidatura à autarquia pelo MICA, confessou que o resultado das eleições ficou aquém das suas expectativas, mas mostrou-se satisfeito com o facto de o movimento ter ficado em segundo lugar.
Colocado por João Silva
Fonte: O Mirante