Para melhor, muda-se sempre!
Novas tecnologias nas Escolas – Ensino igualitário.Numa época em que se fala que o melhor activo de um país, são os seus recursos humanos, a aposta na melhoria das condições de aprendizagem é fundamental.
As novas tecnologias, nomeadamente o computador vieram revolucionar as últimas décadas do século passado. Neste início de milénio, os computadores tornaram-se numa ferramenta essencial para a realização de qualquer tipo de trabalho. Hoje, uma educação de futuro tem de prever este novo instrumento de aprendizagem, equiparando-o num curto espaço de tempo ao caderno, ao livro ou à sebenta.
Se é verdade que no início do Século XX, analfabeto era quem não sabia ler nem escrever, hoje, ou no futuro muito próximo, analfabeto será aquele que não souber tirar partido das novas tecnologias. Longe vai o tempo em que a comunicação era feita por carta, telex ou fax, hoje o e-mail, o sms ou o Messenger revolucionaram a forma de comunicar, seja a de lazer ou a de negócios. Numa economia que se quer cada vez mais de valor acrescentado em detrimento da mão-de-obra barata, só os mais preparados tecnologicamente poderão singrar.
A Câmara de Almeirim, ao longo dos tempos, tem assumido como sua a preocupação de dotar as nossas escolas das condições necessárias ao bom funcionamento da aprendizagem.
Entendemos que, mesmo no que toca à educação, uma política pública não se resume ao papel desempenhado pelo Estado central. Sem dúvida alguma, o Estado deve assumir o papel principal, mas caberá aos municípios e organismos locais introduzir mecanismos que ofereçam mais valias aos nossos jovens, que lhes proporcionem um processo educativo mais adequado aos tempos actuais.
Se até aqui o esforço pedido era, sobretudo, em condições físicas estamos convictos que num futuro próximo será, essencialmente, ao nível do material de aprendizagem.
Almeirim tem a funcionar, desde 2007, um projecto-piloto na área das novas tecnologias para a educação. Somos uma das pouquíssimas autarquias a desenvolver um plano deste tipo.
O Projecto de Educação Tecnológica – PET 21, iniciou-se no ano lectivo 2007-08. Há época pretendíamos dotar as salas de aula do 3º e 4º ano do 1ºciclo de um computador portátil por cada dois alunos. Realizamos uma experiência piloto em duas escolas, cujos resultados foram fundamentais para o passo seguinte.
No Verão de 2008, o Governo, lançou o projecto e-escolinha. Com a introdução do computador Magalhães, a Câmara redireccionou os seus recursos generalizando o PET 21 a todos os alunos do 1º ciclo e para reforçar a sua fiabilidade estabeleceu uma parceria com a Microsoft.
A parceria pedagógica com a Microsoft Portugal é um enorme desafio, mas ao mesmo tempo uma motivação acrescida, uma vez que representa um reconhecimento externo, de enorme importância, do trabalho desenvolvido pela autarquia, agrupamentos, escolas e docentes.
Foi ainda possível contar com o apoio do Ministério da Educação, que disponibilizou a nosso pedido uma professora, que aliás tinha estado envolvida no projecto-piloto do PET21, para ser a coordenadora pedagógica desta iniciativa e assim torná-la em algo verdadeiramente articulo e coerente.
Com o PET será possível disponibilizar até final de 2009, um quadro interactivo em cada sala de aula do 1º ciclo, um Hotspot por cada edifício escolar e um acesso para cada aluno e professor ao programa Escola Virtual da Porto Editora. Este acesso permitirá a disponibilização de um software educativo de elevadíssimo nível, que facilitará e promoverá a aprendizagem.
Apesar de todas estas melhorias tecnológicas que com toda a certeza vão tornar o ensino mais apelativo é fundamental e justíssimo realçar o apoio, motivação e disponibilidade demonstrada por todos os docentes desde a primeira hora, quer no projecto-piloto, quer no ano lectivo em curso. Sem eles este projecto nunca seria possível, até porque a sua implementação necessita que muitas das suas horas livres lhe sejam dedicadas.
A Câmara, as Escolas e os professores deram o primeiro passo.
Com um investimento a rondar os 165 mil euros, seremos, provavelmente, o primeiro município do país a ter um projecto tecnológico para o 1º ciclo, totalmente integrado, coerente, com recursos técnicos, materiais e humanos.
A escola e a forma de ensino estão a mudar. Almeirim está na primeira linha desta mudança.
Colocado por Pedro Ribeiro
Sócrates defenderá casamento entre homossexuais no próximo congresso do PS
Sócrates apresentou este fim-de-semana no Centro Cultural de Belém a moção, «A Força da Mudança», que levará ao congresso do partido no final de Fevereiro. O líder do PS, definiu como meta nas legislativas a maioria absoluta, reforçar os direitos dos imigrantes e o «casamento civil» homossexual. Segundo declarações do secretário-geral do PS, a consagração dos direitos de uma minoria social [a homossexual] representará a vitória de toda a sociedade portuguesa, porque se traduzirá em mais tolerância e dignidade individual.
«Este é o momento para que o PS, no seu congresso nacional, afirme a sua vontade de propor à sociedade portuguesa o direito ao casamento civil para pessoas do mesmo sexo», declarou Sócrates na apresentação da sua moção de orientação política no Centro Cultural de Belém.
Na sua moção, o líder socialista garantiu que vão ser reforçados os direitos dos imigrantes, a quem o documento prevê «o reforço da participação cívica e política dos imigrantes, com a plena assumpção dos seus direitos e deveres no âmbito da nação em que escolheram viver».·
O PS defende a regionalização com base no modelo das cinco regiões. «O compromisso político do PS é avançar mais na descentralização de competências para as autarquias locais. E é procurar o apoio político e social necessário para colocar com êxito, no quadro da próxima legislatura, e nos termos definidos pela Constituição, a questão da regionalização administrativa, no modelo das cinco regiões».
José Sócrates adiantou ainda que tem em projecto generalizar 12 anos de escolaridade obrigatória, conseguir uma maior justiça fiscal (em que quer aliviar a carga fiscal e aumentar nível de deduções) e apostar no reforço das redes sociais (quer a rede de cuidados continuados integrados e a rede de cuidados primários de saúde).
José Sócrates reafirma que o partido quer a maioria absoluta nas legislativas «para servir melhor o país».
O congresso do PS é entre 27 de Fevereiro e 1 de Março, em Espinho
Colocado por João Silva
Fonte:
Jornal Digital
Nelson de Carvalho vai deixar a câmara de Abrantes
Foi com surpresa que o presidente da Câmara de Abrantes anunciou esta tarde que não se recandidata ao cargo. Nelson de Carvalho avançou com a novidade numa conferência de imprensa no edifício sede dos Paços do Concelho.
O autarca socialista referiu que é uma decisão pessoal que foi ponderada depois de um ciclo de quatro mandatos e 16 anos de serviço municipal.
O PS já tem um candidato e Nelson de Carvalho referiu que apoia a escolha dos socialistas. Sem adiantar o nome, o autarca referiu que será a presidente da comissão política local, Isilda Jana, a anunciar a escolha na próxima semana.
O MIRANTE sabe que a comissão política concelhia reúne na sexta-feira para ratificar a escolha do candidato à câmara.
Filipe Martins é o candidato do PS em Ferreira do Zêzere
O advogado Filipe Martins é o candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere. O anúncio foi feito esta segunda-feira pela concelhia local do PS, que escolheu o nome por unanimidade numa reunião efectuada no passado sábado.
Colocado por João Silva
Fonte:
O Mirante
Feliz Ano Novo!
Votos de um Bom Ano de 2009 e que os Almeirinenses possam contar com o PS para um Almeirim sempre melhor!
Governo suspende PDM para construção de prisão em Almeirim
O Conselho de Ministros aprovou na reunião semanal de 15 de Janeiro uma resolução que autoriza a suspensão parcial do Plano Director Municipal (PDM) de Almeirim por três anos na Herdade dos Gagos, Fazendas de Almeirim, com vista à construção do Estabelecimento Prisional do Vale do Tejo (EPLVT).
Apesar de ainda estar a decorrer o período de discussão pública na Câmara, este é mais um passo para a construção da futura prisão, cuja obra poderá ser ainda adjudicada “antes do Verão”, segundo o presidente da autarquia, Sousa Gomes.
Colocado por João Silva
Fonte: O Ribatejo
Saúde é tema principal do primeiro debate quinzenal de 2009
A Saúde em Portugal é o tema escolhido por José Sócrates para o primeiro debate quinzenal de 2009, que vai ter lugar amanhã no Parlamento.
No último debate quinzenal, no passado dia 17 de Dezembro o primeiro-ministro anunciou um plano anti-crise do Governo do Partido Socialista, denominado "Investimento e Emprego". Segundo José Sócrates este plano deverá apoiar 100 mil portugueses, tendo como uma das principais medidas a colocação de 30 mil desempregados em instituições de solidariedade social, na economia social.
O primeiro-ministro declarou ainda que o plano anti-crise apoiará micro e pequenas empresas, até 50 trabalhadores, "reduzindo três pontos percentuais a contribuição para a Segurança Social dos trabalhadores até 45 anos".
Colocado por João Silva
Fonte: PS.pt