Para acabar com as especulações - A verdade da demissão
Freitas do Amaral operado 2ªfeira à coluna cervicalO ministro dos Negócios Estrangeiros demissionário, Freitas do Amaral, é operado segunda-feira a uma lesão na coluna cervical que o impede de viajar de avião nos próximos meses, informou o seu porta-voz, António Carneiro Jacinto.
«A demissão não foi motivada por divergências políticas de qualquer espécie, que não existiram nem existem. Tem a ver com o agravamento do estado de saúde» de Diogo Freitas do Amaral, disse o porta-voz numa conferência de imprensa.
Freitas do Amaral, 64 anos, tem ainda «outras duas lesões na coluna» que vão obrigar «provavelmente a mais uma intervenção cirúrgica», disse Carneiro Jacinto.
Segundo explicou, este tipo de intervenções exige, no pós- operatório, «repouso absoluto durante algumas semanas» e «proibição de viajar de avião nos próximos meses», pelo que Freitas do Amaral «não tem condições físicas que lhe permitam continuar a exercer um cargo que exige deslocações constantes».
Segundo o porta-voz, o ministro explicou estas razões numa carta enviada quinta-feira ao primeiro-ministro, José Sócrates, depois de ter consultado o médico na segunda-feira e uma junta médica na quarta-feira.
Freitas do Amaral «lamenta ser obrigado a tomar esta decisão, mas sai com a consciência de dever cumprido e manifesta a sua solidariedade política com o primeiro-ministro e com o seu governo».
Questionado sobre se confirma a notícia do Expresso de sábado passado, segundo a qual Carneiro Jacinto estava a preparar a sua saída do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o porta-voz declarou que «nunca deixaria o professor Freitas do Amaral se decidisse ficar no governo».
Diário Digital / Lusa
30-06-2006 16:38:00
<< Home